quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ciências- Dia e a noite

Oi pessoal!!Sumida de novo, mas reapareci.Correria, problemas com alunos na escola... planejamentos em casa... reuniões...e assim vai.
Mas estou dando as caras e vamos lá pra mais uma aula de ciências.
    
            Ciências 

     Realizar a leitura do conto Se Assim é, Assim será? de Silvinha Meirelles que relata a história de uma cidade que até o dia era noite e as pessoas até apreciavam, porém um certo dia chega alguns equilibristas que realizam um es petáculo que rasga a noite e faz aparecer o dia. 

Após a leitura, realizar o reconto e a interpretação oral . Algumas questões a serem abordadas: 


  •  Como era o dia em Santantonio da Lamparina? 
  •  O que as pessoas viviam e as crianças do que brincavam? 
  •  Qual era o sonho dos mais jovens? 
  •  Por que as pessoas não iam embora? 
  •  Em um dia noite chegaram quantos equilibristas? 
  •  O que eles fizeram? 
  •  O que aconteceu ?
  •  Em nossa cidade é igual a Santantonio da Lamparina? 
  •  Vocês fazem mais coisas durante o dia ou a noite? 


Tudo era bem normal lá em Santantônio da Lamparina. 

As crianças iam para a escola enquanto os pais trabalhavam. Todos riam, se divertiam e às vezes ficavam bem tristes também. Tomavam banho, soltavam pum e tinham coceira no pé, como toda gente em qualquer parte. 

Só tinha um detalhe, mínimo, insignificante, que deixava tudo com cara de esquisito e diferente: lá, o dia era escuro como a noite, e quando era noite era noite também. 

Os moradores estavam acostumados. Viviam à sombra da Lua, estudavam à luz de abajur, sabiam brincadeiras de escuro: gato-mia, cabra-cega, detetive... 

Os mais velhos diziam que lá sempre foi assim e que, se é assim, assim será até o fim. Sentiam-se cansados de imaginar como seria viver num lugar claro e diferente. Os mais jovens sonhavam e diziam que conhecer o Sol era o maior desejo que tinham no mundo, no universo. Um desejo infinito. 

Por que ninguém pensava em se mudar dali? Porque lá havia o mais lindo luar e o mais delicioso banho de mar e um povo com um sonho em comum. Às vezes, coisas assim são suficientes para nos fazer ficar. 

Num dia noite, chegou um, chegaram dois e mais três ou cinco equilibristas. Era uma família de artistas! Enquanto uns tocavam, os outros faziam lances incríveis, coisa de especialista! 

Há muito tempo o vilarejo não recebia visita tão animada. Os equilibristas estavam acostumados a se apresentar até o Sol raiar e estranharam: já se sentiam cansados e nada de o dia clarear. 

- O Sol não vai aparecer? 

E foi assim que souberam que em Santantônio da Lamparina o dia era tão escuro como a noite e que já estavam acordados fazia dois dias e meio. 

- Daí o nome da cidade? 

- Daí o nome. 

- Mas por que é assim? 

- Diz meu avô que o avô dele dizia que o seu tataravô ensinou que é assim porque sempre foi assim e assim será até o fim! 

Os artistas acharam aquela explicação meio fraquinha, de quem já cansou de procurar solução. Avisaram que por cinco dias escuros e quatro noites noites treinariam um novo número exclusivo e então voltariam para o espetáculo de despedida! 

Voltaram. 

Voltaram com o número mais arriscado e sensacional de equilíbrio, coragem e precisão já visto em toda a história da humanidade! 

Precisaram de muita concentração. Foram subindo, um sobre o outro e sobre o outro e sobre o outro e sobre outro ainda... Até que o menino equilibrista mais levinho e muito craque, com o braço bem esticado, atingiu o céu. Com a ponta do dedo fez um picote. Um pequeno rasgo no céu, por onde passou um facho de luz. 

Era mínimo, mas suficiente para iluminar de alegria e expectativa cada santantonio- lamparinense. Podiam saber como era o Sol, a luz e o calor que vinham do céu. 

Devagar o rasgo foi aumentando, sozinho, como furo de meia velha, que vai crescendo até virar um rombo... 

E um dia, Santantônio da Lamparina amanheceu toda e completamente iluminada! Os moradores, que nem tinham venezianas e cortinas, acordaram sobressaltados com tanta luz. 

Festejaram até o Sol raiar outra vez. 

Até hoje, não se cansam de ver o Sol nascer e depois o Sol se pôr e de novo o Sol nascer e mais uma vez o Sol se pôr. Acham graça, agradecidos.

ATIVIDADE DE REGISTRO

Não me aprofundei muito nas atividades nessa aula porque esse é um assunto tratado durante todo ano letivo.Logo coloco outra aula de ciências com o mesmo tema.

beijocas
tá na hora de dormir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.