sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor.Comemorar ?

Todo ano é a mesma história e a situação cada vez pior.Já nem gosto de ficar escrevendo  minhas indignações diante das situações de abandono da minha profissão.Já vem na minha cabeça alguém respondendo "faça outra coisa!!"É exatamente isso que muitos estão fazendo, e a educação fica cada vez pior! Até a hora atividade, que é garantida por lei, nós não temos porque não tem professor pra MANDAR NA ESCOLAS para as aulas especiais (arte,literatura e educação física) !! Então essa não é a solução!!
A   Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação - LDB ( artigo n.º 67, item  V)  ressalta que : “Os  sistemas  de  ensino  promoverão  a  valorização  dos  profissionais  da  educação,  assegurando-lhes inclusive  nos  termos  dos  estatutos  e  nos  planos  de  carreira  do  magistério  público:  período  reservado  a  estudos,  planejamento  e  avaliação  incluído  na  carga  de  trabalho”.  
São garantidas, assim, quatro ho-ras semanais aos professores, sem com isso   prejudicar  os  200  dias  letivos.  
 Carta em resposta a revista Veja da  minha colega de Curitiba Vanessa Storrer: 
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero...
... Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber por que devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros... ...Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!...Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais". Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.Carta completa
Eu, novamente, irei utilizar uma charge  de meu colega blogueiro Jaime Guimarães  do blog Grooeland para me expressar sem escrever.




 Preciso escrever mais alguma coisa?É claro que sim!

Scrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text Generator
Scrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text GeneratorScrolling Glitter Text Generator

2 comentários:

  1. Eu acho interessantíssimo este discurso conformista: "Não está satisfeito? Faça outra coisa!!" Isso já está acontecendo: hoje uma matéria no jornal local (Salvador) trata de uma realidade que quem lida com o magistério já sabe - déficit de 10 mil professores nas escolas baianas. Quem quer seguir o magistério com tamanho desprestígio e salários irrisórios?

    Além disso, todas as expectativas e esperanças em um "futuro melhor" estão depositadas unicamente na educação e na figura do professor e sabemos que não é bem assim - educação é fundamental, mas acreditar que isso vai resolver tudo como em um "passe de mágica" é deixar outras ações de lado.

    Quanto à "revista" Veja...bem, uma publicação que tem um sujeito como Gustavinho Mauricinho Ioschpe assinando uma coluna sobre educação ( e como "especialista") e que já tratou Paulo Freire praticamente como uma espécie de "demônio", não merece meu respeito, leitura ou maiores comentários.

    Abs! E Feliz Dia do Professor, colega! :) Ainda temos algo para comemorar sim rs

    ResponderExcluir
  2. Alo Tane. Abraços ao simpático Will.
    Gostaria de lhe repassar texto que não cabe nesta janela.
    Tema: Vanessa Sotrrer
    Haroldo/RJ –Professor de Matemática - hpbflu@bol.com.br
    www.recantodasletras.com.br / autores

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.