sábado, 12 de março de 2011

E agora? Por onde vou passar?

Cada vez que chove, aqui na minha casa é o mesmo questionamento.E agora? Por onde vou passar?Ou poderia ser também: como vou passar?Isso ocorre porque cada vez que chove, e não precisa chover muito, a frente da casa se transforma.
Informações climáticas da região.Para isso utilizarei a wikipédia com alguns comentários pessoais em vermelho.

O município de Curitiba ocupa uma área de 430,9 km², ...o município faz parte da Mesorregião Metropolitana de Curitiba, fazendo divisa com os municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, ...........Araucária Campo Largo e Campo Magro.O nome em letras maiores é o município que moro, e fica 15 minutos da capital. Então, o que acontece em curitiba vale para Campo Largo.
Curitiba tem um clima .... a cidade úmida ... O município está localizado ...com áreas inundadas contribuem para o seu inverno ameno e úmido ( ameno?É frio!!!)...abaixo de 2 °C, em dias mais frios. Ondas de calor durante o inverno e ondas de frio no verão não são incomuns e mesmo dentro de um único dia pode haver uma grande variação... (temos as quatro estações em um só dia)
... Muitas vezes (é sempre)frentes frias vindas da Antártida e da Argentina durante todo o ano trazem tempestades tropicais no verão e ventos frios no inverno. Podem mover-se muito rapidamente, com não mais de um dia entre o início dos ventos do sul e do início da chuva ( isso é mentira porque ano todo é assim, nunca se sabe quando começa e termina uma frente fria).
Resumindo: chuva...chuva...chuva...intercalado com frio e úmidade...quando esquenta é demais, e como resultado chove ....chove...e esfria de repente.Seguindo...

Tipos de chuvas (elas são iguais parentes chatos que vêm fazer uma visita e nunca vão embora)
Chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida). Por ser mais pesado, o ar frio faz o ar quente subir na atmosfera. Com a subida da massa de ar quente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a precipitação.Aqui o confronto é constante.
Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão na região são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas. O ar ascende em parcelas de ar que se resfriam de forma praticamente adiabática (sem trocar calor com o meio exterior) durante sua ascensão. Precipitação convectiva é comum no verão brasileiro...(mais chuvas)
Acho que deu pra dar uma esclarecida de como é a coisa por esses lados.

Agora, vou voltar ao problema inicial: como passar e com o que ?Ops! Agora não é mais comentários posso mudar para preto.Então, toda essa ladainha que escrevi sobre o clima, é pra deixar bem claro que aqui chove muito.Só assim dará para perceber o drama que vivemos aqui em casa.
Por muito tempo a rua,  frente da casa, era só com saibro.Quando era criança quando chovia , eu e meu irmão fazíamos barquinho e colocava nas valetas que se formavam com as águas da chuva.Era bem divertido!!
A rua só foi pavimentada no ano anterior da última eleição que teve para prefeito. Por que será???Ficou bonita, mas logo percebemos que aquela obra seria algo que nos causaria problemas futuros.Eles colocaram mais terra no lugar de retirar e a rua ficou mais alta que a entrada da casa.
Toda aguaceira de várias ruas, que ficam no alto, se encontram na frente da minha casa e o pior que boa parte dela permanecem ali.Junto com a água vem terra e pedras que acabaram por entupir a saída da água.

Minhas opções para resolver a questão central do post:
A primeira questão não tem muito que fazer.Por onde passar?O jeito atravessar pela água.
Segunda questão: Como?

Boia
Aproveitar a boia de algum filho de amigos.Afinal, a temporada de verão já está terminando e não vai usar.
 
Boia versão sapo é bem apropriado
Canoa
se canoa não virar ,ole, ole, olá... eu chego lá.
Posso guardar debaixo da escada quando não estiver usando.E dá pra usar nas pescarias. 



Jet ski
Aproveitar a lagoa da frente da casa para recreação.

Agora vem as fotos do ambiente.Se tiverem outras opções depois que analisarem a situação podem escrever.

Começou a chover...

olhe a cachoeira
 
Cadê a rua que tava aí?
Mudar as plantas terrrestres para aquáticas
e mais chuva
A chuva passou, mas a água ficou 

Que visão linda da entrada da casa
vocês precisam ouvir o canto das rãs que fixaram residência aí
Aí existia um bueiro
E a água continua a descer da rua
 Como aqui sempre está chovendo essa é a realidade constante da entrada da casa.
Essa situação de descaso da prefeitura não acontece só na minha rua ou bairro.
Campo Largo está abandonada.
MUDA CAMPO LARGO!!

2 comentários:

  1. VENHA CONHECER O BLOG QUE EU E MEU ESPOSO ESTAMOS FAZENDO: chabebevirtual.blogspot.com AJUDE DIVULGANDO, COMENTANDO SENDO PARTE INTEGRANTE DESSE MUNDO DE AMOR AO PRÓXIMO
    QUE SUA SEMANA SEJA TODA LUZ!!!VENHA CONHECER O BLOG QUE EU E MEU ESPOSO ESTAMOS FAZENDO: chabebevirtual.blogspot.com AJUDE DIVULGANDO, COMENTANDO SENDO PARTE INTEGRANTE DESSE MUNDO DE AMOR AO PRÓXIMO
    QUE SUA SEMANA SEJA TODA LUZ!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Professora!
    Realmente a cidade foi abandonada pelo no prefeito incompetente; O caso é mais ou menos "Ali BaBasso e os mais de 700 ladrões" é isso aí, vamos meter a boca no Trombone... Não aguento mais tanto descaso!!! Muito bom o seu Blog ... Somando forças e mostrando ao mundo oque está acontecendo por debaixo destes panos ,poderemos ser tratados como cidadãos que pagam impostos e usufruem plenamente seus Direitos. Obrigado Pelo Comentário.
    www.caio-spack.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.