terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Desespero de início de ano letivo

Estou arrancando os meus cabelos de ansiedade.
Hoje recebi mais dois alunos, e já fui professora deles do 1ºano. Na época, já havia percebido as grandes dificuldades que apresentavam, e com o tempo só agravou.Um deles era para estar no 4º ano , e se destaca no meio dos pequenos. Na atividade da confusão à ordem, ele se recusou a participar, pois achou algo bobo.O outro aluno era para estar no 3º ano, mas não tem limites em seu comportamento.Apresenta imaturidade tanto no comportamento quanto na aprendizagem.Não consegue desenhar um corpo humano (ainda faz a bolinha e risquinhos, parece uma flor), os desenhos apresentam as mesmas características da idade de 5 anos. Enfim, esse ano vai ser bem trabalhoso.Como já conheço  21 crianças das 25, estou muito preocupada. Hoje consegui observar o seguinte:
  • 4 que não reconhecem as letras do alfabeto.
  • 2 com dificuldades comprovadas e já sendo tratados.
  • 3 repetentes com dificuldades já relatadas.
  •  6 que já sabem ler e já produzem pequenos textos.
  •  2 teimosinhos que não aceitam quando erram hehe
  • Os demais estão no caminho .
  • Indisciplinados no total são 8, que conseguem contagiar a turma toda.
Não coloco essa relação para rotular as crianças, mas para solicitar que me enviem sugestões ou soluções que encontraram caso já tenham se deparado com uma situação semelhante.Faço isso porque quero poder alcançar a todos com aulas sem precisar separar por grau de aprendizagem.Sei que ainda é cedo pra pedir socorro, mas posso pedir ajuda para iniciar de forma correta.

Na atividade da confusão à ordem, os alunos ficaram tímidos no início e tive que cantar com alguns para que  desse certo.Escrevi todas as sugetões de regras, mas resumimos em três: respeitar os outros; respeitar a si mesmo e respeitar a escola. Depois desenharam cada um deles.Teve 4 alunos desenharam coisas fora do que foi discutido, e tive que voltar ao assunto.E 2 não fizeram.
Ressaltando que usei a tarde toda só para a aula sobre as regras, e não deu tempo de retomar a atividade dos nomes.Amanhã darei a outra aula que postei.

Tchauzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.