segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Começar de novo...

É hoje começa a aula para a criançada.Tô com muitas saudades dos meus alunos.
Esse ano, depois de 3 anos com o primeiro ano, resolvi solicitar a pedagoga para que me desse a oportunidade de ficar com o segundo ano.Estou feliz, pois muitos alunos do ano passado serão meus, e assim, poderei dar continuidade ao meu trabalho.
Vai ser o primeiro dia com muita chuva.
Vou me arrumar, pois está quase na hora de ir trabalhar. Já preparei todo material para a aula de acolhida(eu colocarei a ela logo em seguida).


Aula de acolhida

Apresentação da professora para os alunos que ainda não a conhecem. Organização do material dos alunos.

Dinâmica de apresentação utilizando balões

Entregar um balão para cada aluno e com um papel dentro com nomes de todos da sala.
Ao som de uma música animada, brincar com os balões descontraidamente. Todos devem trocar de balão, jogando-o para cima. Parar a música diversas vezes e dar uma ordem para ser executada em cada pausa:

    a) Balão em cima da cabeça
    b) No meio das pernas
    c) Na mão direita/esquerda
    d) Nas costas
    e) Ombro com ombro (em duplas)
    f) Joelho com joelho
    g) Etc...

No final da brincadeira, estourar o balão e ler no papelzinho o nome do colega em voz alta, dizendo uma palavra que comece com a mesma letra. Por exemplo:

    "Eu peguei a Ana e ela é Alegre.
    O Beto é bonito."

O aluno, dono do nome, irá se apresentar para os colegas.
Depois que todos pegarem o papel com o nome e se apresentarem, oralmente irá identificar a letra inicial, final e o número de letras.
Explicar para os alunos que irão formar grupos de acordo com algumas solicitações.
Realizar dinâmica algumas vezes seguindo esses critérios:
Antes de começar a dinâmica revisar oralmente o alfabeto, números e ao que são as famílias silábicas
    a) A mesma letra inicial
    b) O mesmo número de letras
    c) Mesmo número de sílabas
    d) Mesma letra no final do nome

Finalizar com a música que irão cantar na primeira semana.

OLÁ ......
BOA TARDE......
QUE BOM QUE VOCÊ VEIO
GOSTO MUITO DE VOCÊ.

Essa dinâmica vi no bloguinfo e achei muito bacana pra dar introdução a apresentação dos alunos.

tchauzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.