quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aula de matemática 2º ano -quantidade de alunos

 Esses dias tem sido tão corrido, que estou sem tempo de postar as aulas.Minha cabeça anda cheia tentando buscar recursos e ideias para meus alunos com dificuldades.Se tiverem sugestões por favor podem mandar.Não consegui muito sucesso com meus métodos.Estou com contéudo atrasado porque a indisciplina está enorme.E, por esse motivo meus atendimentos individuais foram um fracasso.Não consigo atender uma aluno que necessita de um atendimento individual e utilizar jogos para sanar sua dificuldade, pois os outros não permanecem realizando suas atividades.E tenho mais 7
que precisam de atendimento diferenciado.Realmente preciso de uma luz, já que ajuda de outro profissional em sala não terei.Me ajudem na minha aflição.
Matemática

Realizar uma aula de revisão e também sondagem dos números até 30 com alunos.
Solicitar que os alunos descubram em quantos são na turma. 
Deixar que busquem a resposta sozinhos.
Entregar uma folha para que pintem a quantidade de meninos e meninas.

MENINOS






























MENINAS































Através da observação do gráfico, os alunos deverão perceber se há mais meninos ou meninas. 
Quantos a mais?

Essa atividade deverá será registrada no caderno de matemática. Os questionamentos serão passados no quadro e os alunos copiarão e realizarão tentativa de leitura para responder. 
Darei alguns minutos para isso, só então, farei leitura apontada no quadro para todos e explicarei as questões. Dessa forma, poderei observar quem está lendo e compreendendo o que lê.
  • Quantos meninos têm na sala do 2º ano?
  • Quantas meninas?
  • O que têm mais?Meninas ou meninos?
  • Quantos a mais?
Em seguida, entregarei a folha com a atividade de contagem de alguns alunos da sala do 2º ano. 
Os alunos deverão colocar a sequência dos números e depois responder as questões.
 Essa última atividade teve uma pequena confusão.Os alunos, por motivos da atividade anterior,observaram as características de seus colegas, e não o desenho da folha.




bjs e tchauzinho

4 comentários:

  1. É a 1ªvez que acesso seu blog e me chamou atenção seu comentário e me solidarizo com isso porque não são todos professores que tem coragem de colocar isso em blog.Também acho que muitas de nós vivenciamos essa situação em menor ou maior grau.Não que tenhamos que falar somente sobre coisas ruins, acredito que todos os dias procuramos fazer coisas boas para nossos alunos, acertamos e erramos.Enfim.
    Gostei da situação problema e a utilizarei com minha deficiente. Além disso amei as fotos dos seu bichinhos.Desejo boa sorte e não desista de continuar investindo.Arlete

    ResponderExcluir
  2. querida, com o tempo vc vai adquirindo meios para conseguir sua sala colaborar um pouco mais... trabalho com alfabetização há tempos e acabei aprendendo alguns truques... um deles, que vc pode usar todos os dias, tenha sempre alguma atividade que os seus alunos podem desenvolver autonomamente, um labirinto, um caça palavras, uma atividade qualquer que ocupe o tempo deles sozinhos... é claro que vão conversar e vc tem que ficar de olho na sala, mas é nessas horinhas que tenho conseguido, ainda que apenas por 30 minutos no máximo, dar alguma atenção àquelas crianças que precisam de uma intervenção mais direta.
    espero que ajude. não desanime.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida! sou professora alfabetizadora, tenho problemas também com indisciplina afinal quem não tem hoje em dia não é mesmo?! mas criei um método que para minha sala foi muito eficiente.
    Numa folha de papel pardo coloquei o nome de todos alunos e fiz um gráfico com dias de aula e o nome deles. funciona assim: marco um ponto azul para quem fizer todas as tarefas , não conversar e respeitar as regras da sala, esse ponto é marcado no final da aula com muito suspense em dizer quem ganhou um ponto azul ou vermelho, o ponto vermelho indica quem conversou , e fez bagunça e não produziu nada na sala de aula.No painel marca-se os pontos e no final do mês somam-se todos. quem adquiriu mais pontos azul é o vencedor e como premiação uma caixinha de bis de chocolate.
    Tem muitas pessoas que criticam este método por deixar a criança constrangida na hora de dar a caixa de chocolate para aquelas que ganharam, mas na vida é assim vence os que trabalham e seguem regras não é mesmo?! na minha sala ganharam 5 crianças, o que me surpreendeu muito pela indisciplina, melhoraram bastante, mas ai pensei, meu bolso vai ter problemas kkkk, mas ai mais uma vez pensei vou trabalhar o compartilhamento e o lado egoista, então comprei duas caixinhas e na hora conversei sobre ser solidário e ser bom, ai repartimos igualmente para aqueles que ganharam , mas hora nenhuma entreguei um bombom para aqueles que ficaram com vermelho ok
    regras são regras . Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida colega!A turminha do ano passado não foi fácil, e esse ano estão castigando outra professora rs, e é com tristeza que informo que os alunos que apresentavam dificuldades dois permaneceram no 2º ano e os demais seguiram,porém com poucos progressos.Esse ano, devido ao grande índice de violência,agressividade estamos com o projeto valores.Não está sendo fácil...Seu método é ótimo,e também sou da opinião que pra ganhar algo deve merecer,e se falamos e combinamos algo devemos levar até o fim.Meus alunos quando capricham,fazem as atividades ou se esforçam para resolver ganham figurinhas, mas estou pensando em algo maior pra deixar até aqueles mais desinteressados com vontade de conseguir sucesso nos estudos.
      Obrigada pela visita e volte mais vezes.

      Excluir

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.