terça-feira, 13 de março de 2012

Aula de boas vindas

Olá pessoal!Estou meio sumida, mas não vou pedir desculpas porque quem leciona sabe que tem épocas que não queremos fazer mais além de sentar,ler um bom livro, brincar com o cachorro ou assistir algo na tv.Mas prometo que começarei postar novas aulas.Estou com a turma do 1º ano de novo.Tenho 25 alunos e muito trabalho pra fazer.Hoje vou deixar a aula de acolhida.


ACOLHIDA DA TURMA
Para acolher os alunos primeiro dia de aula, após cumprimentá-los, e realizar dinâmica do Nome

Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Perguntar quem já se conhecia, quem são alunos novos na escola, como foi estudar no pré 2, etc.
Logo após, conversar sobre o que eles esperam aprender no 1ºano. Deixar que falem livremente.
Fazer questionamentos durante a conversa para uma sondagem de quem já sabe escrever o nome conhece o alfabeto e os números.

Sondagem através de um desenho livre
Cada aluno receberá uma folha em branco onde terá liberdade para desenhar o que quiser e registrar a seu modo o que desenhou. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que o aluno pensa sobre a escrita.

Questionamentos sobre o registro:
  •         O que você fez?
  •         Como se chama esse objeto, animal ou pessoa?
  •         Deu um nome pra o que você desenhou?


Entregar uma cor de massinha para atividade de modelagem (exercícios de coordenação motora fina).Orientar algumas formas, letras, o importante é dar liberdade para criação inicial.
Bom gente, foi assim, é claro que não foi tão tranquilo.


Bjocas e até a próxima a aula ou outra loucura minha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.