terça-feira, 30 de agosto de 2011

Interpretação e análise linguísticada música "semente"Armandinho.


Essa aula as crianças se divertiram e cantaram muito.Gosto de planejar aulas unindo o útil ao agradável, e sempre funciona.Vamos lá! 

Análise e interpretação 

Apresentar a música para apreciação. 


Semente, semente, semente, semente, semente
Se não mente fale a verdade, de que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente, semente, semente 
Se não mente fale a verdade, de que árvore você nasceu? 

De onde veio? De onde apareceu?
Por que que o meu destino é tão parecido com o seu?
Eu sou a terra, você minha semente
Na chuva a gente se entende, 
é na chuva que a gente se entende. 

Refrão 

Semente eu sei, tem gente que ainda acredita
e aposta na força da vida e busca um novo amanhecer
Lá vem o sol, e agora diga que sim
semente eu sou sua terra, semente
pode entrar em mim.
refrão
Se conseguir, aquilo que você quer
e conseguir manter a nobreza de ser quem tu é
tenha certeza que vai nascer uma planta
que a flor vai ser de esperança de amor pro
que der e vier.

Interpretação oral 

  • Sobre o que fala a música? 
  • Qual é a curiosidade principal repetida na música? 
  • Quem está cantando a música para a semente? 
  • O que será que significa “... na chuva a gente se entende”. 
E: 
“Lá vem o sol, e agora diga que simsemente eu sou sua terra, semente pode entrar em mim.”?
Registrando o entendimento 


  1. Quem é que está cantando a música?
  2. Para quem é a musica?
  3. O que você entende desse trecho da música?
Eu sou a terra, você minha semente
         Na chuva a gente se entende, é na chuva que a gente se entende

       ( )eles vão fazer as pazes na chuva 
       ( )A semente vai criar raízes na terra. 

     4.A música está contando qual processo da natureza? 

      ( )Como ocorre a chuva. 
      ( )Como acontecem os terremotos. 
      ( )brotamento de uma planta. 

    5.Desenhe o entendimento da música “Semente”.

    Gostou?Quer dar sugestões ?Solte o verbo.

Bjocas

domingo, 28 de agosto de 2011

Campanha para Mestre Kame e Goku no UFCRio?


Nesse sábado aconteceu o UFCRio, e foi uma grande oportunidade para as pessoas que vivem da mídia darem o ar de sua graça e os esquecidos ressurgirem do além (rs)) mesmo que não entendam nada do assunto.Pode ter certeza que muitos entre eles apresentam aquela opinião "que horror!!! Pancadaria e sangue".
 Dei uma olhada nas fotos de alguns famosos e vi um gesto em comum.Será que é campanha para Mestre Kami levar seus discípulos para o octógono?



Será que Anderson Silva venceria Goku?



Tchauzinho

sábado, 27 de agosto de 2011

Interpretação e análise linguística -tirinha do Chico Bento-Crescimento da planta.

Pessoal aquele "problema" da escola voltou, e infelizmente está difícil lecionar com entusiamo.Não sei o que acontece, realmente não entendo como existem pessoas que sentem prazer em prejudicar alguém que só busca fazer o seu trabalho com qualidade e com criatividade.Todos sabemos que cada professora tem seu jeitinho de dar aula, mas isso não significa que é errado.Por que o diferente assusta tanto?
Me chamam na escola de maluquinha por meu jeito espevitado, mas até hoje não havia tido problema.Lá na escola isso não é "problema", mas não para uma mãe que também é professora.Não conheço o trabalho dela, assim como ela não conhece o meu, mas nem por isso fico criticando.É triste como existe esse tipo de sentimento menosprezo pelo trabalho entre muitas pessoas da nossa área.Mas enfim, deixemos isso de lado e  vamos a mais uma aula.


Relembrar o conteúdo de ciências sobre o crescimento das plantas e dos animais(não se preocupem logo essa aula vai ser postada).
Planta começa a vida em uma semente e brota e vai crescendo. Observar como está a horta da turma(foi confeccionado uma horta com litro de refrigerante).
Os seres vivos se desenvolvem no útero da sua mãe ou em ovos que são chocados.
Logo após, entregar uma cópia da tira do Chico Bento fazendo relação com o crescimento das plantas.
 Pedir que os alunos observem a tirinha e busquem entender o que foi que aconteceu.


Estudando a história

  1. Qual o nome do personagem?
  2. Como é o nome desse tipo de história?
  3. Em quantas partes ela está dividida?
  4. O que o personagem está fazendo no primeiro quadrinho?
  5. O que ele percebeu no último quadrinho?
  6. No último quadrinho Chico fala. Como é representada a fala nesse tipo de história?
  7. O jeito que Chico Bento fala está correto? 

    Explicar que para as pessoas no interior não tem nada de errado, porém não é da maneira culta de falar. Pedirei que os alunos digam como é a maneira culta de falar

    Em seguida solicitarei que registrem (tentativa) a história.

    Essa atividade será uma avaliação diagnóstica de como os alunos estão escrevendo e compreendendo os conteúdos.

    Para alunos que apresentam dificuldades em registrar, darei as respostas em alternativas para marcar x.

Gostaram?Deixem suas sugestões.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Notícias estranhas do final e início da semana.

Ontem estava muito cansada da festa folclórica da escola, e não consegui finalizar meu post.Meu nariz ainda coça muito devido a rinite atacada pela serragem, e hoje está na fase espirro e escorre.Meu cabelo ainda está com cheiro de pastel, mas isso faz parte.hehe.Mas o mais chocante foi ver as noticia do final e começo de semana.Eu tive sonhos perturbadores por conta disso.
Só de sacanagem vou fazer outros perderem o sono ou  terem pesadelos na noite de hoje.

1ª-Gato suicida
Gato se suicida e deixa mais de 14 mil pessoas sem energia elétrica em porto alegre.
"Um gato causou um curto circuito no sistema da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e deixou cerca de 14 mil clientes de Porto Alegre sem energia elétrica, segundo informações divulgadas pela empresa neste domingo. O felino, que acabou morrendo..."

Não me diga !!!!
Nãããããããoooooo!!! O gato morreu!!!!!
2ª-Amy Winehouse voltou mas...

Não  consigo encontrar palavras pra expressar o que sinto ao ver essa imagem.


O pessoal parece estar se divertindo ou rindo de total desespero.

Não deu certo dizer que era Madonna brasileira e atacou de Amy.




3ª-Alan kardec volta do mundo dos espíritos e para fazer gol.
Alan Kardec comemora gol e vislumbra série de vitórias

"Contratado pelo Santos para reforçar seu plantel na disputa do Campeonato Brasileiro, Alan Kardec garantiu a vitória da equipe alvinegra neste domingo..."

Como é possível??


bjinhos

sábado, 20 de agosto de 2011

Caso Carli filho.Eles estavam na frente

A justiça no Brasil.Que grande M.
Segundo o advogado culpar o ex-deputado “é como culpar pelo acidente a pessoa que estava no sinal verde e não a que estava no sinal vermelho”.



domingo, 14 de agosto de 2011

Letícia Spiller destruindo David Bowie

Olá pessoal!!
Alguém pode me dizer o que essa mulher estava tentando fazer?Se David Bowie ouvir e ver isso enfarta de vez.


Detonou com Lets Dance!!Não reconheceram?Também como poderiam?
O mais bacana foi ver o riso do Raí.Foi um show de horrores.Quem cantou pior?A Letícia ou backing vocal?Pário duro né?
 David Bowie manda um para recado Letícia
obrigada Ricardo )

Outras atrizes que cometeram o mesmo crime(rsss)

Se vc tiver o coração forte pode assistir.


Ótimas atrizes, mas cantoras...
Só dá pra fazer o que o Raí fez.
bjocas


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Muito tempo sem postar aulas,mas agora vem ciências:poluição da água no bairro

Olá pessoa!l Sei que estou devendo muitos planejamentos, mas estava magoada com as coisas que estavam acontecendo na escola. Nada com minhas colegas professoras, porém estava sendo vítima, como mesmo disse a diretora, de bullyng.É,  comentei uma vez que não acontece somente com alunos, nós professores sofremos muito com isso, e no momento o alvo era eu e mais uma colega. Mas tudo foi "quase" resolvido com o apoio da secretaria da Educação. Precisei de um tempo fora da escola sem pensar muito em aulas pra não ficar mais doente(pânico). Mas agora voltei.

Essa aula de ciências foi bacana porque saímos da escola para visitar um pequeno córrego bem próximo. Logo que saímos pudemos observar várias irregularidades: lixo na rua e nos terrenos próximos, queimada, esgoto residencial, e quando chegamos ao córrego tinha gente com carrinho de mão jogando lixo e entulhos na água. As crianças ficaram indignadas! Pena que muitas delas são moradoras dessa rua e suas famílias também praticam esse erro. De repente, agora parem de jogar.

Aula de campo

Organizar os alunos para realizar a aula de campo de observação do córrego vulgo “riozinho” localizado perto da escola (minha colega Niva deu muita risada por causa do “vulgo”). Orientar os alunos a observar as seguintes questões:

  •  Poluição
  •    Conservação
  •    Limpeza
  •    Cheiro
  •    Consistência
  •    Cor
  •    Moradias suas características
  •    O que tem próximo do córrego?

Ao retornar a escola realizar uma conversa de roda sobre o estado daquele córrego, quem são responsáveis pela situação e o que pode ser feito para mudar isso. Anotar as respostas dos alunos no quadro.
Em seguida, realizar um texto coletivo utilizando as respostas dadas. Relembrar das questões básicas para elaborar um texto (titulo, parágrafo, acentuação das palavras e pontuação).Cada aluno deverá registrar o texto no seu caderno.

Foi retirado um pouco de água para realizar uma análise(cor,cheiro).Perguntei se tomariam ela e o que aconteceria depois.Estava bem suja e fedida. Mostrei a o estado da aguá da torneira e fizemos uma comparação das duas.

Fotos das atividades







bjs

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Crie seu smurf no site Smurf Yourself

A estréia do filme Smurfs 3D será no dia 05 de agosto, mas até lá divirta-se fazendo seu próprio smurf. Você tem opções do que ele fará e pode até gravar uma mensagem.Eu não tenho microfone, então ficou essa voz porreta de chata.Mas você pode gravar a  própria voz.divirta-se!



Só não descobri como faz para parar esse negócio.

tchauzinho

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Novo cosplay de Gohan?hahaha

Os nadador brasileiro Cesar Cielo atacando de cosplay de Gohan do Dragon ball.
Muito engraçado. 
Que engraçadinho.
Fonte:Terra
Bjocas