quinta-feira, 31 de março de 2011

Matemática. Situações problema com o tema Máscara negra

Dando uma pausinha na minha monografia e postando mais um aula de matemática ainda com o tema carnaval.
MATEMÁTICA

Os alunos ficaram com curiosidades de saber um pouco mais sobre,fantasias, os personagens citados na marchinha Máscara negra.Diante disso, iniciarei a aula contando a história de Arlequim ,Pierrô e Colombina.Durante a explicação mostrarei imagens de como são as fantasias usadas para compor esses personagens.





A história de Pierrot e Colombina é bastante famosas entre tantas outras histórias contadas pelo mundo afora.
Conta a história de Pierrot, arlequim e colombina. A história é mais ou menos assim:
Pierrot e Colombina cresceram juntos, sendo que ele sempre a amou, sem ela saber. Quando estavam adultos, foram trabalhar para o rico Pantaleão que era um velho avarento e tirano.
Nesse momento, aparece Arlequim,que era um rapaz esperto, ágil e com uma certa malandragem, que logo conseguiu roubar o coração de Colombina.
Os dois fugiram e deixaram Pierrot chorando.
Depois de um tempo, Colombina encontrou nos seus pertences, uma carta de amor e também de despedida, escrita pelo Pierrot, onde ele lhe revelava todo seu sentimento. Isso foi o suficiente para fazer Colombina voltar e se casar com Pierrot, que voltou a sorrir novamente.

Logo após, entregar a folha de atividade de situação problema envolvendo o tema carnaval. Auxiliar os alunos que apresentam dificuldades com números e contagens das quantidades. Utilizar material concreto.


Tchauzinho

terça-feira, 29 de março de 2011

Eu e minha monografia

Eu tenho uma relação de amor e ódio com a minha monografia.
No início eu a amava .Agora odeio. Acho ela uma chatice sem tamanho que nunca se desenrola.
Vou pirar!!!
Já pirei!

tchauzinho

Aula da semana de carnaval-MÁSCARA NEGRA


Poxa, sei que estou atrasada com essa aula é que meio difícil planejar  e postar.Também estou atrasada com meus estágios, e cada vez que mexo com minha monografia parece que tá tudo errado e mudo tudinho.
Tô pirando.
Essa aula demorei duas semanas pra aplicar direitinho.E foi muito trabalhosa.
Queria trabalhar carnaval, mas sem ficar na mesmice.É que 2º ano deve ser mais puxadinho.As  crianças devem  usar mais os neurônios.
Então lá vai.Tá me dando uma dúvida se já não postei essa aula.São os meus neurônios que estão mortinhos,isso sim!hehe


Língua portuguesa

Colocar a música carnavalesca máscara negra para apreciação .Logo após, realizar a leitura apontada da letra que será transcrita no quadro ou em cartaz e exposta na sala.


MÁSCARA NEGRA
(Zé Keti-Pereira Mattos, 1966)


Quanto riso oh quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando 
Pelo amor da colombina
No meio da multidão



Foi bom te ver outra vez 
Está fazendo um ano
Foi no carnaval que passou
Eu sou aquele pierrô
Que te abraçou e te beijou meu amor
Na mesma máscara negra 
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval

Interpretaçao oral da letra da música

  • ·         Qual o ambiente que se encontra os personagens da música?
  • ·         O que está acontecendo com o arlequim?
  • ·         Qual a forma que o pierro quer matar a saudade?
  • ·         Em que festividade o pierro encontra máscara negra?

Interpretaçao com registro.
1.Procure na letra da música e transcreva, quais são os personagens que estão no salão.
2-Qual será o motivo do choro do Arlequim?
3-quando foi a última vez que o pierro viu máscara negra?Circule de amarelo a resposta na letra.
4-Um personagem esconde o rosto?De que forma?
5-Ilustre o entendimento da música máscara negra.

Análise linguística
Realizar a análise juntamente com os alunos.

1.       Pinte de verde e registre o nome da música.
2.       Escreva o nome do autor da música.
3.       Observe a palavra multidão.a letra l está sozinha e  tem som da vogal u.encontre outros casos.
4.       Circule de azul as palavras que possuem ão  e registre-as.
5.       Pinte de rosa os espaços entre as palavras.
6.       Encontre no segundo verso a maior palavra.
Quantas letras?_______________
Quantas sílabas?______________

7.       Procure na música palavras com:
4 letras=                                            sílabas
5 letras=                                            sílabas
8 letras=                                            sílabas

8.       Troque  a letra v por t,s,l da palavra abaixo e leia.
         VER     ___ER       ____ER   ___  ER

Utilizar o alfabeto móvel ou livro de letras para melhor fixação.
9.       Complete o acróstico.
A________
R________
L________
E________
Q_______
U________
I________
M_______

10.   COPIE DO TEXTO PALAVRAS COM AS SÍLABAS
PE___________PI_____________CA__________CO________SA______________RI___
11.   JUNTE AS LETRAS E FORME NOVAS PALAVRAS.





SA-PA –TO-RA-CA-MA
 






TCHAUZINHO

Bom dia... flor do dia!

Bom dia a todos !Eu estou vendo três de tudo, mas vamos começar o dia estudando, finalizando os relatórios de alguns alunos, projeto e sofrendo um pouco mais com minha monografia, e se sobrar um pouco de disposição tenho que iniciar meus trabalho da faculdade de metodologia do ensino fundamental-mental e condutas típicas.Acho que vai faltar manhã para tanta coisa.
bjos

tchauzinho

domingo, 27 de março de 2011

Batom da MAC um presentão

Esqueci de contar pra vocês que ganhei do meu noivo, no começo do mês, de presente de aniversário de namoro.Ele me deu um batom da MAC.
Abriu uma loja da MAC no shopping Mueller, e ele de tanto escutar eu falar de maquiagem da MAC lembrou e me presenteou.Fiquei muito feliz quando vi aquela sacolinha da MAC, e também é muito linda embalagem pra presente.
A cor que ele deu era bem clarinha, mas foi sugestão do vendedor.Eu já tinha vários batons naquela tonalidade e resolvi trocar. Meu noivo sugeriu um vermelho mais  fatal .Eu provei e adorei.




Lindo, né?
Tchauzinho

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sorteio de pincéis na pink gloss

Eu quero tanto ganhar esses pincéis maravilhosos.
É comemoração do  aniver da pink gloss e ganhar esse pincéis seria o máximo.

 Vamos a Descrição do Produto :
- 1 pincel pó
- 1 pincel blush
- 1 pincel bronzer
- 1 pincel para esfumar
- 1 pincel base e corretivo
- 1 pincel pequeno para base e corretivo
- 1 pincel para concavo e contorno (esfumar)
- 1 pincel para sombra em creme
- 1 pincel patra retocar detalhes
- 2 pincéis aplicação sombra (2 tamanhos diferentes)
- 1 pincel chanfrado para delinear olhos
- 1 pincel para lábios
- 1 esponjinha para sombra
- 1 escova sobrancelha
- 1 escova cílios


Pra concorrer vc tem que fazer o seguinte:
* Seguir o Blog JohnnyOliveira

* Seguir os Twitters : @JohnnyRoberts2 e @LojaPinkGloss

* 1 Participação por pessoa ( CASO VOCE FAÇA DIVULGAÇÃO EM BLOG, TWITTER, FACEBOOK E AFINS PREENCHA NOVAMENTE O FORMULÁRIO COM O LINK  DA POSTAGEM )
* o sorteio começou dia 13 de Março e Termina dia 31 De Março
* Twittar a Seguinte FRASE : "Eu quero o Kit de Pinceis que o @JohnnyRoberts2 e a @LojaPinkGloss está sorteando no http://migre.me/42qpJ "

Euzinha já estou participando.

tchauzinho




quinta-feira, 24 de março de 2011

Jogo das tampinhas-quantidades

Oi pessoal!!!
Estou descansando um pouco da minha monografia.É só um pequeno intervalo.
Estou tendo encontrando muitas dificuldades com minha turma esse ano.Alunos indisciplinados e pais que dão o tapa antes de perguntar o que foi que aconteceu.Mas isso é assunto pra outro post.
Planejei essa aula por que meus alunos tem problemas de realizar atividades sem material concreto e também porque alguns não sabem números.

Vamos a ela:

Matemática

No primeiro mês de aula realizarei um apanhado dos conteudos do 1ºano para uma verificação dos conhecimentos dos alunos e também para revisão.

Tendo como base as etapas de desenvolvimento da matemática  nas crianças nas próximas duas semanas , a cada de início de aula será realizada uma atividade dinâmica que visa observar cada aluno.

Jogo das tampinhas

Entregar várias tampinhas e um dado para os alunos que estarão organizados em trios. Cada um terá sua vez de jogar o dado e pegar a quantidade de tampinha referente ao número tirado.Vence quem conseguir trinta tampinhas.

1































2































3































4






































Objetivo é relembrar as quantidades, soma e o numeral trinta.
Farão quatro partidas.A cada um deverá pintar a quantidade que conseguiu somar em um papel .


Logo após, irei entregar a folha com atividade de soma das bolinhas.
Com os alunos com maiores dificuldades estabelecerei uma quantidade menor. 

Resultado da aula

Meus docinhos.Chegou na hora da atividade deu a maior confusão acabou as tampinhas bem no meio da partida. Mas foi a criançada que encontraram  melhor forma de jogar.Eles pintavam a quantidade cada vez que jogavam e pegavam as tampinhas.

Tchauzinho