terça-feira, 8 de novembro de 2011

Que tal comemorar dia das caveiras?

Olá gente boa!

Adoro conhecer outras culturas e seria ótimo que todas as pessoas demonstrassem o mesmo interesse, de repente, existiria mais tolerância e compreensão com o "diferente".Existem muitas tradições que aos nossos olhos parecem bizarros, mas penso que muita coisa que fazemos aqui no Brasil deve parecer bem estranho na visão das  pessoas de outras culturas.

Hoje,9 de novembro, acontece o festival do Dia de los ñatitas ou Dia das Caveiras na Bolívia.Nos tempos pré-colombianos, indígenas andinos tinham o costume de partilhar um dia com os ossos de seus antecessores no terceiro ano após o sepultamento, contudo, somente as caveiras são usadas atualmente. A caveira de um ou mais membros da família são mantidas em casa para tomar conta da família e protegê-la durante o ano. Nesse dia, a família coroa a caveira com flores frescas, às vezes também as vestindo com peças de roupa, e fazendo oferendas de cigarros, folhas de coca, álcool, e vários outros itens em agradecimento pela proteção durante o ano. As caveiras também são, por vezes, levadas ao cemitério central em La Paz para uma missa especial e bênçãos.Eles acreditam que as caveiras trazem boa sorte se tratadas com respeito.


Então pessoal, feliz Dia das caveiras!
Foto: Juan Karita/AP - 08/11/2010

Fontes consultadas:Terra ,Wikipédia

Fico imaginando... se fosse aqui no Brasil como será que enfeitariam as caveiras?

Tchauzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.