quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Órgãos dos sentidos-2ºano

Continuação da aula sobre a pipoca .Chegou o momento gostoso.

Ciências/língua portuguesa
Iniciar a aula colocando a música –jingles- pipoca na panela
Artista: Jingles
Música: Pipoca com Guaraná

PIPOCA NA PANELA
D
COMEÇA A ARREBENTAR
E
PIPOCA COM SAL
D
QUE SEDE QUE DÁ
G                        D
PIPOCA E GUARANÁ QUE PROGRAMA LEGAL
G
SÓ EU E VOCÊ
E
QUE SEDE NO AR
D
EU QUERO VER PIPOCA PULAR
E
PIPOCA COM GUARANÁ
D
EU QUERO VER PIPOCA PULAR
E
PIPOCA COM GUARANÁ
G                        D
EU QUERO VER PIPOCA PULAR, PULAR
G                  E        D          A
SOY LOCA POR PIPOCA E GUARANÁ, AHHH GUARANÁ!!

Fazer alguns questionamentos(somente oral):

  • Sobre o que fala a música?
  • Ela é uma música que passa na rádio?
  •  Para que ela serve?
  • Falar sobre propaganda visual, vídeos e jingles.
  • Ela é propaganda do que?


Solicitar para que os alunos ouçam novamente a música, mas tentando usar os sentidos.
Orientar oralmente:
  • Como sabemos que uma pipoca está estourando na panela?
  • Quais os sentidos usados? Paladar e audição.
  • O cheiro é bom?
  • Quando demora muito pra desligar depois de estourada as pipocas o que acontece? 
  • Como sabemos? 
  • O cheiro de pipoca queimada é bom?
  • Que cor tem a pipoca no poema? 
  • É dessa cor mesmo? 
  • Qual sentido usado pra ver isso?
  • Na hora de comer usamos qual sentido pra saber se a pipoca está quente?

Momento delícia da aula.

Perguntar para os alunos quem tem uma pipoqueira elétrica em casa. Estourar pipocas  na pipoqueira elétrica .
Durante o processo chamar atenção para os alunos usarem seus sentidos.Usar o sentido do paladar para comer as pipocas.

 Depois questionar como a pipoqueira estoura e o que foi usado. Depois de contar a resposta certa cada aluno irá registrar no seu caderno.
  • Como a pipoca estoura na pipoqueira elétrica?
  • Qual sentido você usou para perceber isso?

Registro no caderno

Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano - tato, gustação ou paladar, olfato, audição e visão - constituem um conjunto de funções que propicia o seu relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência e a integração com o ambiente.
Realizar atividades de fixação dos nomes dos sentidos.Fazer uma cruzada no quadro e individualmente no caderno de cada aluno.
Foi bem legal ver a carinha das crianças observando as pipocas estourando.Foi bem divertido.Agradeço minha mãe querida que emprestou a pipoqueira.

beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.