quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Muito tempo sem postar aulas,mas agora vem ciências:poluição da água no bairro

Olá pessoa!l Sei que estou devendo muitos planejamentos, mas estava magoada com as coisas que estavam acontecendo na escola. Nada com minhas colegas professoras, porém estava sendo vítima, como mesmo disse a diretora, de bullyng.É,  comentei uma vez que não acontece somente com alunos, nós professores sofremos muito com isso, e no momento o alvo era eu e mais uma colega. Mas tudo foi "quase" resolvido com o apoio da secretaria da Educação. Precisei de um tempo fora da escola sem pensar muito em aulas pra não ficar mais doente(pânico). Mas agora voltei.

Essa aula de ciências foi bacana porque saímos da escola para visitar um pequeno córrego bem próximo. Logo que saímos pudemos observar várias irregularidades: lixo na rua e nos terrenos próximos, queimada, esgoto residencial, e quando chegamos ao córrego tinha gente com carrinho de mão jogando lixo e entulhos na água. As crianças ficaram indignadas! Pena que muitas delas são moradoras dessa rua e suas famílias também praticam esse erro. De repente, agora parem de jogar.

Aula de campo

Organizar os alunos para realizar a aula de campo de observação do córrego vulgo “riozinho” localizado perto da escola (minha colega Niva deu muita risada por causa do “vulgo”). Orientar os alunos a observar as seguintes questões:

  •  Poluição
  •    Conservação
  •    Limpeza
  •    Cheiro
  •    Consistência
  •    Cor
  •    Moradias suas características
  •    O que tem próximo do córrego?

Ao retornar a escola realizar uma conversa de roda sobre o estado daquele córrego, quem são responsáveis pela situação e o que pode ser feito para mudar isso. Anotar as respostas dos alunos no quadro.
Em seguida, realizar um texto coletivo utilizando as respostas dadas. Relembrar das questões básicas para elaborar um texto (titulo, parágrafo, acentuação das palavras e pontuação).Cada aluno deverá registrar o texto no seu caderno.

Foi retirado um pouco de água para realizar uma análise(cor,cheiro).Perguntei se tomariam ela e o que aconteceria depois.Estava bem suja e fedida. Mostrei a o estado da aguá da torneira e fizemos uma comparação das duas.

Fotos das atividades







bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.