sábado, 27 de agosto de 2011

Interpretação e análise linguística -tirinha do Chico Bento-Crescimento da planta.

Pessoal aquele "problema" da escola voltou, e infelizmente está difícil lecionar com entusiamo.Não sei o que acontece, realmente não entendo como existem pessoas que sentem prazer em prejudicar alguém que só busca fazer o seu trabalho com qualidade e com criatividade.Todos sabemos que cada professora tem seu jeitinho de dar aula, mas isso não significa que é errado.Por que o diferente assusta tanto?
Me chamam na escola de maluquinha por meu jeito espevitado, mas até hoje não havia tido problema.Lá na escola isso não é "problema", mas não para uma mãe que também é professora.Não conheço o trabalho dela, assim como ela não conhece o meu, mas nem por isso fico criticando.É triste como existe esse tipo de sentimento menosprezo pelo trabalho entre muitas pessoas da nossa área.Mas enfim, deixemos isso de lado e  vamos a mais uma aula.


Relembrar o conteúdo de ciências sobre o crescimento das plantas e dos animais(não se preocupem logo essa aula vai ser postada).
Planta começa a vida em uma semente e brota e vai crescendo. Observar como está a horta da turma(foi confeccionado uma horta com litro de refrigerante).
Os seres vivos se desenvolvem no útero da sua mãe ou em ovos que são chocados.
Logo após, entregar uma cópia da tira do Chico Bento fazendo relação com o crescimento das plantas.
 Pedir que os alunos observem a tirinha e busquem entender o que foi que aconteceu.


Estudando a história

  1. Qual o nome do personagem?
  2. Como é o nome desse tipo de história?
  3. Em quantas partes ela está dividida?
  4. O que o personagem está fazendo no primeiro quadrinho?
  5. O que ele percebeu no último quadrinho?
  6. No último quadrinho Chico fala. Como é representada a fala nesse tipo de história?
  7. O jeito que Chico Bento fala está correto? 

    Explicar que para as pessoas no interior não tem nada de errado, porém não é da maneira culta de falar. Pedirei que os alunos digam como é a maneira culta de falar

    Em seguida solicitarei que registrem (tentativa) a história.

    Essa atividade será uma avaliação diagnóstica de como os alunos estão escrevendo e compreendendo os conteúdos.

    Para alunos que apresentam dificuldades em registrar, darei as respostas em alternativas para marcar x.

Gostaram?Deixem suas sugestões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.