quinta-feira, 9 de junho de 2011

Chamadas digitais nas escolas


A chamada escolar, feita todos os dias no início das aulas, deve ser substituída aos poucos por mecanismos tecnológicos no Brasil. Alunos de escolas dos Estados São Paulo e Espírito Santo ao invés de dizer "presente",  terão que pressionar o "dedão" direito no aparelho de frequência eletrônica, ou  esperar os professores registrarem o nome dos estudantes na sala de aula em smartphones ou tablets(chique!!). 
 O projeto  que já foi logo testado na Escola Municipal Roberto Mario Santini que comemora o primeiro aniversário das chamadas digitais.
As chamadas digitais facilitam o registro de presença nas aulas, a segurança e desperdício de merenda escolar. Como?O aluno ao pressionar a chamada já tem sua presença registrada ,os pais recebem um e-mail que informa se seus filhos foram ou não a escola. E a cozinheira  já fica sabendo a quantidade de alunos que irão lanchar.O aparelho que custa em torno de R$ 2,5 mil.
O controle também poderá ser feito através smartphones e tablets.Os professores irão registrar os nomes dos estudantes presentes .A frequência será passada para a secretaria de educação juntamente com o conteúdo trabalhado naquela aula. O projeto que está em fase de licitação, deve começar no segundo semestre deste ano, ao custo estimado de R$ 10 milhões, que inclui a compra de smartphones e tablets, desenvolvimentos de software, capacitação dos docentes, instalação de equipamentos nas escolas e de cofres para guardar os aparelhos.



Isso é bom ou ruim?Sei lá. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi o seguinte: seria ótimo que em todas as escolas do Brasil tivessem esse sistema de frequência, pois apresenta pontos positivos. Porém,  são nessas licitações, que parte da verba fica no bolso de alguns.É uma pena.
Fonte:Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.