terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aula de sólidos geométricos

Essa aula foi muito boa.Gostei muito do resultado dela.Chegou no momento da aplicação, acrescentei mais coisas que enriqueceram.Vou colocar como era para ser inicialmente, e depois coloco os extras.


Matemática
Sólidos geométricos

 Nessa aula, as crianças montarão sólidos geométricos através das planificações
Iniciar a aula entregando uma caixa de pasta de dente para cada aluno. Solicitar que observem o formato da caixa.
  • Com qual figura geométrica ela se parece?

Deixar que exponham suas respostas, para só então esclarecer que quando conseguimos observamos todos os lados de uma figura , elas são chamados de sólidos geométricos.
Mostrar para as crianças primeiramente as figuras planas .Relembrá-las através do filme “Mr. maker e as formas”.Logo após, pedir que desmontem a caixa de pasta de dente e fazer o seguinte questionamento:
  • Qual figura geométrica vocês enxergam ao desmontar a caixa?
Retângulo. 
  • Quantos retângulos têm na caixa de pasta?
Com lápis de cor irão pintar cada retângulo e, depois dobrar,colar e tentar montar como estava antes. 
As crianças irão dar forma às planificações e começarão a desenvolver a visão espacial. Chamar a atenção para as planificações isoladas, juntas formaram um paralelepípedo.
Mostrar outros sólidos usados em objetos do dia a dia :
  •  Esfera - globo
  •  Pirâmide-calendário da sala
  •  Cubo-dado do joguinho
  •  Cone –porta lápis


Fazer questionamentos às crianças durante o desenrolar das atividades, a fim de que percebam que, juntando seis quadrados, podemos formar um cubo e que com dois círculos e um retângulo é possível formar um cone, e assim por diante. Os nomes das figuras não devem ser priorizados nesse momento.

A idéia é que elas percebam que, combinando figuras planas, obterá como resultado final um sólido geométrico e, também, que tendo um sólido geométrico, ao “abri-lo”, teremos novamente uma composição de figuras planas.

As crianças poderão procurar em jornais e revistas figuras que sejam parecidos com os sólidos geométricos, e colá-las em um cartaz.
Entregar massinhas para as crianças para que modelem um sólido geométrico.
Em seguida, para registro no caderno, entregar uma folha com os sólidos geométricos para que as crianças nomeiem.

Agora, vamos aos extras!!! 

Havia pego a caixa maior, que estava as caixas  de pasta de dente para distribuir. Coloquei todas elas no aparador do quadro e os alunos comentaram:
Prof...tem mais caixas da cor amarela ...
A partir dessa hora todos começaram a reparar nas cores, marcas, tamanhos, quantidade de cada uma.
Foi devido a isso, que resolvi que antes faríamos um gráfico das caixas.
Os alunos escolheram que deveria ser por nome das marcas.E separaram colocando dentro dos círculos que desenhei no chão.
Foi confeccionado um gráfico coletivo (cartaz )e cada aluno fez o seu no caderno.
Finalizamos com a leitura do gráfico. 





o videozinho
 

Tchauzinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?Fique a vontade, seu comentário pode fazer a diferença.Comentários com insultos serão excluídos.